17 de janeiro de 2023
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é um distúrbio que afeta cerca de 3% a 5% das crianças em idade escolar no mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), que também foram divulgados pelo Ministério da Saúde.
O que é?
O TDAH é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, apesar de ser um transtorno que costuma surgir na infância, é comum que ele persista até a idade adulta, mas com sintomas mais brandos, quando tratados desde cedo.
Tipo de TDAH
Existem três tipos de TDAH que são classificados de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV):
- TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;
- TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;
- TDAH combinado (com predomínio de sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade).
TDAH com predomínio para desatenção
Nesse tipo de TDAH, a criança apresenta dificuldade para se concentrar durante um período médio em um mesmo assunto. É uma criança que se distrai facilmente por qualquer estímulo externo e pode apresentar alguns sintomas como:
- Não dá atenção aos detalhes ou comete erros por descuido nas tarefas escolares, ou durante outras atividades;
- Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (dificuldade em permanecer focado em palestras, conversas ou leituras demoradas);
- Não parece ouvir quando falam com ela diretamente (a mente parece estar em outro lugar, mesmo na ausência de qualquer distração);
- Não segue as instruções e não consegue terminar tarefas escolares (inicia tarefas, mas rapidamente perde o foco e é facilmente desviado);
- Evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental sustentado (trabalho escolar ou de casa);
- Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (materiais escolares, canetas, lápis, livros, brinquedos);
- Se distrai facilmente por estímulos externos e internos (pensamentos, sensações).
TDAH com predomínio para hiperatividade/impulsividade
As crianças com TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade e impulsividade são mais agitadas, podem ter um comportamento mais explosivo e pensamento acelerado e podem apresentar alguns sintomas, como:
- Inquietação;
- Dificuldade em permanecer sentado (na sala de aula ou em outras situações onde deveria permanecer sentado);
- Corre ou se movimenta com agitação em situações inadequadas;
- Incapacidade de brincar ou se envolver em atividades de lazer em silêncio;
- Incapacidade de permanecer parado por um longo período sem sentir desconforto;
- Fala excessiva;
- Deixa escapar uma resposta antes que a pergunta seja completada (completa as frases das pessoas);
- Dificuldade em esperar sua vez (na fila ou em uma conversa);
- Interrompe ou se intromete em conversas, jogos ou atividades.
TDAH Combinado
Este último trata-se de um diagnóstico um pouco mais complexo. Crianças com TDAH tipo misto/combinado demonstram seis ou mais sintomas de desatenção e seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.
Como confirmar o diagnóstico de TDAH da criança?
O diagnóstico do TDAH é clínico, realizado por meio de avaliações médicas, educacionais e psicológicas, sendo fundamental que você busque ajuda multidisciplinar com médicos, psiquiatras, professores e psicólogos para ajudar a diagnosticar seu filho, caso ele apresente sintomas.
Avaliação médica
Na avaliação médica psiquiátrica, após a identificação dos sintomas, o profissional avalia os fatores que podem ter contribuído para o desenvolvimento do quadro. Avaliando o histórico clínico da criança desde o pré-natal, buscando identificar possíveis causas como:
- Exposição a substâncias químicas, como remédios, álcool e tabaco ingeridos pela mãe;
- Complicações ou infecções perinatais;
- Infecções do sistema nervoso central;
- Traumatismo cranioencefálico;
- Doença cardíaca;
- Histórico familiar de TDAH.
Avaliação do desenvolvimento
A avaliação do desenvolvimento permite determinar o início e a evolução dos sinais e sintomas. Essa avaliação usa escalas específicas do TDAH, com verificação de marcos de desenvolvimento e da linguagem da criança sendo realizada por professores, psicólogos e pela família.
Avaliação educacional
É aquela em que é possível documentar de que maneira os sinais e sintomas podem influenciar o desempenho educacional.
Pautados nessas três avaliações, familiares, educadores e equipe médica identificam os sintomas presentes no desenvolvimento da criança. Além disso, é necessário que os sintomas de TDAH:
- Estejam presentes muitas vezes por seis meses ou mais;
- Ocorram em pelo menos dois ambientes diferentes, como a casa e a escola, por exemplo;
- Se manifestem antes dos 12 anos;
- Interfiram no desempenho da pessoa em atividades em casa, na escola ou em outro ambiente.
Tratamento
O tratamento do TDAH, assim como o diagnóstico, deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar e de forma multimodal, ou seja, o tratamento consiste em uma combinação de medicamentos, psicoterapia com psicólogo especializado, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas, ensinadas à criança. Em alguns casos particulares, quando houver também transtornos de fala e/ou de escrita, também é importante o auxílio de um fonoaudiólogo para ajudar a criança a se comunicar melhor, ajudando na socialização e na sua qualidade de vida.