Vamos falar de TDAH?

17 de janeiro de 2023

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, mais conhecido como TDAH, é um distúrbio que afeta cerca de 3% a 5% das crianças em idade escolar no mundo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), que também foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

O que é?

O TDAH é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, apesar de ser um transtorno que costuma surgir na infância, é comum que ele persista até a idade adulta, mas com sintomas mais brandos, quando tratados desde cedo.

Tipo de TDAH

Existem três tipos de TDAH que são classificados de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM IV):

  • TDAH com predomínio de sintomas de desatenção;
  • TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade;
  • TDAH combinado (com predomínio de sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade).

TDAH com predomínio para desatenção

Nesse tipo de TDAH, a criança apresenta dificuldade para se concentrar durante um período médio em um mesmo assunto. É uma criança que se distrai facilmente por qualquer estímulo externo e pode apresentar alguns sintomas como:

  • Não dá atenção aos detalhes ou comete erros por descuido nas tarefas escolares, ou durante outras atividades;
  • Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas (dificuldade em permanecer focado em palestras, conversas ou leituras demoradas);
  • Não parece ouvir quando falam com ela diretamente (a mente parece estar em outro lugar, mesmo na ausência de qualquer distração);
  • Não segue as instruções e não consegue terminar tarefas escolares (inicia tarefas, mas rapidamente perde o foco e é facilmente desviado);
  • Evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental sustentado (trabalho escolar ou de casa);
  • Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (materiais escolares, canetas, lápis, livros, brinquedos);
  • Se distrai facilmente por estímulos externos e internos (pensamentos, sensações).

TDAH com predomínio para hiperatividade/impulsividade

As crianças com TDAH com predomínio de sintomas de hiperatividade e impulsividade são mais agitadas, podem ter um comportamento mais explosivo e pensamento acelerado e podem apresentar alguns sintomas, como:

  • Inquietação;
  • Dificuldade em permanecer sentado (na sala de aula ou em outras situações onde deveria permanecer sentado);
  • Corre ou se movimenta com agitação em situações inadequadas;
  • Incapacidade de brincar ou se envolver em atividades de lazer em silêncio;
  • Incapacidade de permanecer parado por um longo período sem sentir desconforto;
  • Fala excessiva;
  • Deixa escapar uma resposta antes que a pergunta seja completada (completa as frases das pessoas);
  • Dificuldade em esperar sua vez (na fila ou em uma conversa);
  • Interrompe ou se intromete em conversas, jogos ou atividades.

TDAH Combinado

Este último trata-se de um diagnóstico um pouco mais complexo. Crianças com TDAH tipo misto/combinado demonstram seis ou mais sintomas de desatenção e seis ou mais sintomas de hiperatividade e impulsividade.

Como confirmar o diagnóstico de TDAH da criança?

O diagnóstico do TDAH é clínico, realizado por meio de avaliações médicas, educacionais e psicológicas, sendo fundamental que você busque ajuda multidisciplinar com médicos, psiquiatras, professores e psicólogos para ajudar a diagnosticar seu filho, caso ele apresente sintomas.

Avaliação médica

Na avaliação médica psiquiátrica, após a identificação dos sintomas, o profissional avalia os fatores que podem ter contribuído para o desenvolvimento do quadro. Avaliando o histórico clínico da criança desde o pré-natal, buscando identificar possíveis causas como:

  • Exposição a substâncias químicas, como remédios, álcool e tabaco ingeridos pela mãe;
  • Complicações ou infecções perinatais;
  • Infecções do sistema nervoso central;
  • Traumatismo cranioencefálico;
  • Doença cardíaca;
  • Histórico familiar de TDAH.

Avaliação do desenvolvimento

A avaliação do desenvolvimento permite determinar o início e a evolução dos sinais e sintomas. Essa avaliação usa escalas específicas do TDAH, com verificação de marcos de desenvolvimento e da linguagem da criança sendo realizada por professores, psicólogos e pela família.

Avaliação educacional

É aquela em que é possível documentar de que maneira os sinais e sintomas podem influenciar o desempenho educacional.

Pautados nessas três avaliações, familiares, educadores e equipe médica identificam os sintomas presentes no desenvolvimento da criança. Além disso, é necessário que os sintomas de TDAH:

  • Estejam presentes muitas vezes por seis meses ou mais;
  • Ocorram em pelo menos dois ambientes diferentes, como a casa e a escola, por exemplo;
  • Se manifestem antes dos 12 anos;
  • Interfiram no desempenho da pessoa em atividades em casa, na escola ou em outro ambiente.

Tratamento

O tratamento do TDAH, assim como o diagnóstico, deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar e de forma multimodal, ou seja, o tratamento consiste em uma combinação de medicamentos, psicoterapia com psicólogo especializado, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas, ensinadas à criança. Em alguns casos particulares, quando houver também transtornos de fala e/ou de escrita, também é importante o auxílio de um fonoaudiólogo para ajudar a criança a se comunicar melhor, ajudando na socialização e na sua qualidade de vida.

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