4 maneiras de desenvolver a inteligência emocional

20 de fevereiro de 2023

A inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo de reconhecer e lidar com as suas emoções, conseguindo utilizá-las em benefício próprio. Além disso, também está diretamente relacionada à compreensão dos sentimentos alheios e conseguir criar relacionamentos saudáveis com quem te cerca.

O conceito de inteligência emocional começa com Charles Darwin, que em sua obra referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Embora as definições tradicionais de inteligência enfatizem os aspectos cognitivos, como memória e resolução de problemas, vários pesquisadores de renome no campo da inteligência, reconhecem a importância de aspectos não-cognitivos.

A partir daí, através da publicação do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman. Com base no conceito definido pelos pesquisadores Peter Salovey e John Mayer em 1990, o conceito atual de inteligência emocional, que envolve habilidades cognitivas e atributos de personalidade, ficou conhecido pela sociedade.

Entre esses atributos de personalidade estão a capacidade de controlar seus próprios impulsos, de motivar a si mesmo, confiar em quem está a sua volta, sentir empatia, saber compreender os sentimentos do próximo, entre outros, conhecidos como os pilares da inteligência emocional.

Principais pilares

  1. Reconhecer as suas emoções: ter consciência sobre o que você sente quando as emoções afloram;
  2. Controlar as suas emoções: conseguir controlar as emoções e agir racionalmente ao tomar decisões ou se comunicar;
  3. Automotivação: ao longo da vida somos surpreendidos por inúmeras situações, altos e baixos, que nos fazem perder a vontade de continuar lutando e indo atrás do que queremos. Nessas horas, é importante ser capaz de se manter motivado;
  4. Empatia: saber se colocar no lugar do outro e compreender o que ele está sentindo. Ter empatia é muito importante para entender decisões e aflorar sua sensibilidade;
  5. Habilidades interpessoais: ter habilidade em criar relacionamentos saudáveis com as pessoas ao seu redor, buscando um equilíbrio e um ambiente positivo.

Por que a inteligência emocional é importante?

A inteligência emocional pode trazer excelentes benefícios, sejam eles em relações interpessoais ou em no ambiente profissional, visto que a pessoa que consegue ter o controle sobre suas emoções também possuem mais autogestão sobre sua vida, conseguindo agir racionalmente, com disciplina e seriedade.

Benefícios da inteligência emocional na vida pessoal

  • Relacionamentos duradouros;
  • Diminui riscos de depressão;
  • Equilíbrio;
  • Bem-estar;
  • Autoconhecimento;
  • Satisfação com a vida em modo geral;
  • Capacidade para encarar e resolver problemas do dia a dia;
  • Contribui para diminuir a ansiedade.

Benefícios da inteligência emocional na vida profissional

  • Maior poder de decisão;
  • Saber administrar melhor o tempo;
  • Contribui para ter uma melhor relação com os colegas de trabalho;
  • Capacidade para traçar metas;
  • Aumento da produtividade;
  • Equilíbrio emocional diante de todo tipo de situação;
  • Diminui a ansiedade no trabalho;
  • Aumenta o foco para o cumprimento das tarefas;
  • Torna a pessoa mais responsável e comprometida.

4 maneiras de estimular sua inteligência emocional

1. Dê atenção ao seu corpo e comportamentos

Observe como você age quando está sentindo algumas emoções e como isso afeta sua vida. Reconheça suas emoções e esteja consciente do impacto delas no seu comportamento. Lembre-se também de ouvir o seu estado fisiológico, sensações e sentimentos como calafrios, por exemplo, podem sinalizar que você precisa prestar mais atenção ao momento.

2. Reduza as emoções negativas

Um dos principais pontos ao desenvolver a inteligência emocional é conseguir gerir as suas emoções negativas. Evite saltar para uma conclusão negativa imediatamente e pense que as situações possuem várias opções de saída.

3. Enfrente o estresse e ansiedade

Todos passam por momentos estressantes na vida ou se sentem ansiosos por algum motivo. Saber lidar com estas situações pode fazer a diferença entre o equilíbrio e a disfunção. Quando estamos sob pressão, a coisa mais importante a ter em mente é manter a calma.

4. Não julgue ou mude seus sentimentos com muita rapidez

A Inteligência Emocional é um processo gradual, pode ser lento e variar de pessoa para pessoa. Tente não descartar seus sentimentos antes de ter uma chance de pensá-los. Emoções saudáveis muitas vezes são inconstantes, aumentando e desaparecendo naturalmente. Por isso, é fundamental dar espaço para entender seus sentimentos.


Exemplos práticos para entender o que é inteligência emocional e como ela funciona

Feedbacks no trabalho

A sua empresa, anualmente, passa feedbacks para avaliar a sua evolução e traçar um plano de desenvolvimento para o futuro. Dessa vez, você foi surpreendido por um feedback negativo em relação à sua postura e forma de lidar com as pessoas do seu time.

Como uma pessoa sem inteligência emocional agiria?

Ficaria raivoso e rebateria as críticas sem pensar nos pontos que estão sendo levantados pela empresa e você acabaria sendo visto como um profissional imaturo e incapaz de lidar com frustrações.

Como uma pessoa sem inteligência emocional agiria?


Ouviria as críticas com atenção, tirando possíveis dúvidas sobre os pontos que estão sendo levantados. Colocaria seus argumentos de uma maneira educada e persuasiva. Após o feedback, refletiria sobre tudo o que foi dito para, então, se necessário, conversar novamente com a empresa para esclarecer o que for necessário.

Compartilhe

Post Relacionados

Desenvolvimento e Saúde Infantil

Vamos falar de TDAH?

O TDAH é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade

Leia mais »

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições